quarta-feira, 6 de dezembro de 2017

Espetáculo ‘Trinca, mas não quebra’ realiza primeira apresentação pela FUMINC na comunidade de Cajazeiras Velha



O Espetáculo ‘Teatral Trinca, mas não quebra’, montagem da ACATE - Associação Cajazeirense de Teatro, realizou no último sábado (02) nas festividades da padroeira da comunidade rural de Cajazeiras Velha, município de Cajazeiras a primeira apresentação pelo FUMINC – Fundo Municipal de Incentivo a Cultura.
A ACATE foi contemplada com a aprovação do projeto da peça ‘Trinca, mas não quebra’, para circular na Zona Rural de Cajazeiras através do Edital 2017 do Fundo de Incentivo a Cultura, Lei Municipal nº 1.891/2010, da Secretaria Executiva de Cultura da Prefeitura Municipal de Cajazeiras.

Na oportunidade os integrantes do espetáculo promoveu um debate com aquela comunidade sobre cultura, teatro e arte. Muitos afirmaram ser a primeira vez que assistiram a um espetáculo teatral, outros usaram a palavra para agradecer a oportunidade e parabenizar o espetáculo, a Secretaria Executiva de Cultura e o FUMINC pela iniciativa de contemplar a Zona Rural.






Da Assessoria.

segunda-feira, 6 de novembro de 2017

ACATE realiza apresentação do Espetáculo “Trinca, mas não quebra” com renda voltada para o Movimento Voluntário de Protetores de Animais de Cajazeiras




A Associação Cajazeirense de Teatro estará realizando no dia 18 de Novembro na Câmara de Dirigentes Lojistas de Cajazeiras – CDL uma apresentação do espetáculo ‘Trinca, mas não quebra’, com renda voltada para o Movimento Voluntário de Protetores de Animais de Cajazeiras.  A peça ‘Trinca, mas não quebra’ tem texto do cajazeirense Eliezer Rolim e direção do teatrólogo Francisco Hernandez e vem se destacando em suas apresentações por onde passa. Recentemente a ACATE esteve participando do Festival Nordestino de Teatro Primavera do Teatro na cidade de Guarabira. O espetáculo concorreu com 25 trabalhos de 06 estados do nordeste brasileiro e recebendo três indicações, Melhor Dramaturgia para Eliezer Rolim, Melhor Direção para Francisco Hernandes e Melhor Ator Coadjuvante Aguinaldo Cardoso.
Em outra montagem do espetáculo ‘Trinca, mas não quebra’ no ano de 2003 pela ACATE e direção de Francisco Hernandez a peça foi premiada na Mostra Estadual de Teatro e Dança, no Teatro Paulo Pontes, Espaço Cultural, João Pessoa, com a seguinte premiação: Melhor Ator Coadjuvante: Agnaldo Cardoso, Melhor Texto Regional, Melhor Sonoplastia, Melhor Pesquisa e obteve as indicações: Melhor Direção/Melhor Ator Francisco Hernandez, Melhor Atriz Coadjuvante Karla Cristiane e Melhor Caracterização. 
A montagem atual conta com a participação de grandes nomes do teatro cajazeirense a exemplo de Beethoven Dantas, Aguinaldo Cardoso, Rivelino Martins, Karla Cristiane, Rosangela Alencar, Orlando Maia e Edna Caboclinha, além dos novos nomes como Fabrícia Rolim, Flávia Rafaela e Wanderley Figueiredo. 
“TRINCA, MAS NÃO QUEBRA” é uma festa de casamento numa noite de Santo Antônio no sertão nordestino, mesclando de superstições e recordações lúcidas dos fogos de artifícios nas amarras de uma desesperada paixão entre dois adolescentes. A peça é um drama de fogueira no sítio Umburanas, quando Terezinha Cipriano, uma noiva de 15 anos, descobre morrer de amor por seu ex-namorado Justino Salazário que se faz penetra para resgatar publicamente o sentimento que o sufoca. Criando uma colagem de danças folclóricas e folguedos populares. É antes de tudo uma festa com cheiro de tragédia, daquelas contadas nos versos de literatura de cordel. Influenciado por ele, o espetáculo é um conto de festa junina com cheiro de milho assado. Onde tudo pode acontecer desde o corriqueiro incêndio de balão ao absurdo dos motes de cordel. Vale apenas conferir, fica a dica.









Da Assessoria.

sábado, 21 de outubro de 2017

Funesc lança edital do Circuito Cardume 2018 para as áreas de teatro, dança e circo

O governo do Estado, por meio da Fundação Espaço Cultural da Paraíba lança, nesta segunda-feira (9) o edital de chamamento para a temporada 2018 do projeto Circuito Cardume – teatro, dança e circo. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas de 9 de outubro a 9 de novembro, pela internet.



O objetivo do chamamento é promover a seleção de artistas que tenham como objetivo a ocupação do Teatro Paulo Pontes e do Theatro Santa Roza com apresentação de espetáculos das artes cênicas. A concessão é válida para o período de janeiro e primeira semana de fevereiro de 2018, com a implementação a partir da divulgação dos contemplados e da liberação das pautas definidas pela presidência da Funesc.



Estão habilitadas a concorrer ao Chamamento Circuito Cardume 2018 empresas de produções artísticas, companhias, grupos, microempresas e pessoa física que atue na área das artes cênicas. Cada proponente poderá concorrer com mais de 1 (um) projeto de ocupação, e poderá dependendo da demanda, e por decisão da comissão de seleção, ser contemplado com mais de uma proposta.

As apresentações dos espetáculos para adulto deverão iniciar às 20h e os espetáculos para a infância e juventude deverão iniciar às 17h. Caso o proponente sugira outro horário, deve ser informado na apresentação do projeto.

Inscrições – Serão aceitas inscrições pelo e-mail: cardume@funesc.pb.gov.br. Para se inscrever, é necessário enviar a ficha de inscrição preenchida; link na internet do espetáculo na íntegra, release, sinopse, mapa de palco, ficha técnica completa, necessidades técnicas, currículo do espetáculo e do grupo e informações adicionais, que possam acrescentar dados sobre o projeto. A partir desta segunda-feira (9), o edital estará disponível no site www.funesc.pb.gov.br.

Os projetos inscritos serão analisados por uma Comissão de Seleção não remunerada, formada pelos coordenadores de artes Cênicas da Funesc e um representante de cada segmento artístico indicado pela classe, sendo eles teatro, dança e circo. Nenhum membro dessa comissão poderá estar vinculado a qualquer proposta apresentada nesse edital.

Sobre o projeto – Tomando como base a ideia de coletivo e a perfeita sincronia entre os membros de uma mesma equipe, os peixes que habitam os espelhos d’água do Espaço Cultural José Lins do Rego serviram de inspiração para o nome do projeto de ocupação lançado pela Funesc na primeira semana de janeiro.

Intitulada “Cardume”, a ação reúne espetáculos de teatro, dança e circo. O projeto nasce da necessidade de ocupar esses locais durante o mês de janeiro, além de oferecer mais uma opção de lazer aos turistas que visitam a capital paraibana durante o período de alta estação.

O Cardume é uma iniciativa da Funesc desenvolvida por meio das gerências de teatro (Suzy Lopes), dança (Ângela Navarro) e circo (Diocélio Barbosa), áreas envolvidas no projeto. Além de estabelecer uma consistente agenda de programação ao longo do mês de janeiro, o projeto dá acesso ao público em geral ao que está sendo produzido na cena paraibana.



Cronograma

Inscrições: 09/10 a 09/11 de 2017

Curadoria: 13/11 a 24/11 de 2017

Divulgação dos selecionados: 27/11/2017

Divulgação da programação completa: 08/12/2017

Mais informações: www.funesc.pb.gov.br

Edital Chamamento



ridersdotheatrosantaroza.rar

Fonte: funesc.pb.gov.br

NO CENTRO CULTURAL ZÉ DO NORTE: Espetáculo 'Trinca, mas não quebra' será apresentado na cidade de Cajazeiras.

O espetáculo Trinca, mas não quebra será apresentado neste sábado (28), em duas sessões: às 19h e às 20h30, no Centro Cultural Zé do Norte, por trás da Biblioteca Pública municipal. O espetáculo fez parte do Festival Nordestino de Teatro, 2017, na cidade de Guarabira-PB, recebendo 3 indicações: melhor texto, melhor direção e melhor ator coadjuvante.
Os ingressos estão à venda e custam apenas R$ 10,00 (dez) reais.
Esperamos todos!
Vamos valorizar nossa arte. Até lá!
"O teatro é maior que a vida. Somos muito pequenos para tamanha experiência." Sérgio Brito.

Assessoria da ACATE.

quinta-feira, 5 de outubro de 2017

Espetáculo ‘Trinca, mas não quebra’ conquista três importantes indicações no Festival Nordestino de Teatro de Guarabira

A Prefeitura de Guarabira, através da Secretaria de Cultura e Turismo, realizou na noite deste sábado (30) a solenidade de encerramento da 1ª edição do Festival Nordestino “Primavera do Teatro”, com destaque para as homenagens prestadas para as atrizes Neide Polari e Zezita Mattos que receberam o Troféu Pavão Misterioso, tal como os vencedores das 13 categorias criadas pela comissão organizadora, além do Prêmio Especial do Júri.
Também homenageado com o referido troféu, o prefeito Zenóbio confirmou a realização da segunda edição do festival, no dia 15 de setembro de 2018.
Confira abaixo a relação dos indicados e vencedores do Troféu Pavão Misterioso 2017:
– Maquiagem: Auto do Bumba Meu Boi (Vencedor) / O Último Édipo
– Figurino: Auto do Bumba Meu Boi / Senhora dos Restos / O Último Édipo (Vencedor) / Girandei
– Iluminação: Flávio Melo – “Álbum de Família” / Jorge Bweres – “O Último Édipo” (Vencedor) / Dênis Leão – “Senhora dos Restos”
– Trilha Sonora: Zé Lins – O Pássaro Poeta / O Último Édipo / P’S (Vencedor)
– Cenografia: Fadário da Loucura / Auto do Bumba Meu Boi / Senhora dos Restos (Vencedor) / Girandei / P’S
– Dramaturgia: Senhora dos Restos / Zé Lins – O Pássaro Poeta / O Último Édipo (Vencedor) / P’S / Confissões / Trinca Mas Não Quebra
– Atriz Coadjuvante: Priscila Kler – “No Mundo da Rua” (Vencedora) / Elaine Maranhão – “Álbum de Família” / Mônica Macedo – “Girandei”
– Ator Coadjuvante: Kelner Macedo – “No Mundo da Rua” / Neto Ribeiro – “Os Saltimbancos Atrapalhados” / Joevan Oliveira – “O Último Édipo” (Vencedor) / Flávio Lira – “Clown Bar” / João Brandão – “Clown Bar” / Edilson Alves – “Confissões” / Agnaldo Cardoso – “Trinca Mas Não Quebra”
– Ator Principal: David Muniz – Zé Lins – “O Pássaro Poeta” / André Morais – “O Último Édipo” / Sávio Farias – “Clown Bar” / Alexandre Muniz – “P’S” / Everaldo Pontes – “Confissões” (Vencedor)
– Atriz Principal: Izabel Santos – “Senhora dos Restos” (Vencedora) / Ingrid Trigueiro – “O Último Édipo” / Margarida Santos – “Girandei” / Nikka Barros – “Clown Bar” / Dani Barbosa – “O Surto – A Comédia”
– Direção: Iradilson Bispo – “Senhora dos Restos” / Jorge Bweres – “O Último Édipo” (Vencedor) / José Tonezzi – “Clown Bar” / Lourival Andrade – “P’S” / Everaldo Vasconcelos – “Confissões” / Francisco Hernandes – “Trinca Mas Não Quebra”
– Prêmio Especial do Júri: “Dubididum Taratatá” – “Teatro Para bebês – Na Terra do Antes”
– Espetáculo: 3º Lugar – “Confissões” / 2º Lugar – “O Último Édipo” / 1º Lugar – “Senhora dos Restos”
– Júri Popular: Girandei

FONTE: http://www.guarabira.pb.gov.br

quarta-feira, 20 de setembro de 2017

Abertura do Primavera do Teatro acontece nesse final semana; veja programação

A primeira edição do Primavera do Teatro – Festival Nordestino de Teatro de Guarabira está sendo aguardada com bastante expectativa por populares, agentes culturais e em especial pelos amantes da arte cênica de Guarabira, da Paraíba e da Região Nordeste, que se inscreveram no que promete ser um dos maiores festivais de teatro já realizados em uma cidade do interior do país. A importante ação cultural é uma realização da Prefeitura de Guarabira, através da Secretaria de Cultura e Turismo. A solenidade de abertura acontece às 19h desse sábado (23), no Teatro Geraldo Alverga Cabral.

Durante uma semana, a terra de todos os guarabirenses se transformará na ‘capital nordestina do teatro’. O evento será aberto neste sábado, dia 23, e encerra-se no outro sábado, dia 30 – com espetáculos infantis sendo realizados no palco do Teatro Geraldo Alverga Cabral, a partir das 15h. E, adultos no mesmo palco, às 20h. Já os espetáculos de rua, conforme o cronograma, acontece às 17h, na Praça João Pessoa. Os melhores colocados serão contemplados com o Troféu ‘Pavão Misterioso’; inovadora e mais alta comenda cultural guarabirense.

No decorrer deste período, oficinas teatrais serão realizadas na cidade, sendo ministradas por grandes mestres da arte cênica brasileira. Para se inscrever nas oficinas o interessado ou a interessada deve entrar em contato com a Secult através dos fones móveis (83) 98750-7464 / 98706-7541 / 98704-8068, dos e-mails secretariadeculturagba@gmail.com / primaveranoteatro@gmail.com ou se dirigir até a sede da secretaria, localizada à Praça da Matriz, centro, Guarabira.

Confira a integra da programação fornecida pela Secult.


Fonte: Secom/Guarabira 

Espetáculo cajazeirense ‘Trinca, mas não quebra’ encerrará Festival Nordestino de Teatro em Guarabira no próximo dia 30 de setembro.



Foto: James Gamma
A ACATE– Associação Cajazeirense de Teatro esta ultimando os preparativos do espetáculo de Rua ‘Trinca, mas não quebra’ para participar do Primavera do Teatro (Festival Nordestino de Teatro em Guarabira), que acontecerá no período de 23 a 30 setembro. A peça tem na direção o teatrólogo cajazeirado Francisco Hernandez e texto do cajazeirense Eliezer Rolim.

O ‘Trinca, mas não quebra’ será o ultimo trabalho a ser apresentado no evento no próximo dia 30, encerrando assim o Festival Nordestino de Teatro. Cerca de 20 pessoas, entre atores técnicos, maquiadores e cenógrafos, estão envolvidas na montagem desse espetáculo que faz um resgate das tradições nordestinas.

Antes do grupo de teatro da ACATE embarcar para Guarabira para participar do Festival serão realizadas duas apresentações do ‘Trinca, mas não quebra’ para o público cajazeirense, oportunizando assim os amantes das artes cênicas da terra do Padre Rolim ver o espetáculo. Uma das apresentações acontecerá dentro da programação do XV ENCA (Encontro Acadêmico) da Faculdade Santa Maria, uma das patrocinadoras do grupo.

Foram selecionados para participar do Festival Nordestino de Teatro de Guarabira 25 grupos, sendo 08 na categoria Infantil, 07 na categoria Teatro de Rua e 10 na categoria Adulto. O evento vai contar com espetáculos dos estados da Paraíba, Ceará, Alagoas, Sergipe, Rio Grande do Norte e Pernambuco. A Paraíba contém o maior número de espetáculos dentro do festival.

SINÓPSE DO ESPETÁCULO

Foto: James Gamma
'Trinca, mas não quebra' é uma festa de casamento na noite de Santo Antônio no interior do Sertão, mesclando superstições e recordações lúcidas dos fogos de artifícios nas amarras de uma desesperada paixão entre dois adolescentes.

A peça é um drama de fogueira no sítio Umburanas, quando Terezinha, uma noiva de 15 anos, descobre morrer de amor por seu ex-namorado que se faz penetra para resgatar publicamente o sentimento que o sufoca.

Foto: James Gamma
Criando uma colagem de danças folclóricas e folguedos populares, 'Trinca, mas não quebra', é antes de tudo uma festa com cheiro de tragédia, daquelas contadas nos versos de literatura de cordel.

Influenciado por ele, o espetáculo é um conto de São João com cheiro de milho assado, onde tudo pode acontecer desde o corriqueiro incêndio de balão ao absurdo dos motes de cordel.

PROGRAMAÇÃO:

ESPETÁCULOS DE RUA:
ESPETÁCULO
GRUPO
Município/UF
Dia apresentação
O Auto do Bumba meu Boi
Cia. Café com Pão de Teatro
Campina Grande/PB
Dom. 24/09
No mundo da Rua
Projeto Corpos de Saia
João Pesoa/PB
Seg. 25/09
Dubididum Taratatá
Comboio de Teatro
Natal/RN
Ter. 26/09
Fuzuê
Cia. Teatro em Cena
João Pessoa/PB
Qua. 27/09
Clown Bar
Grupo Bufões de Olavo
João Pessoa/PB
Qui. 28/09
O Surto a Comédia
Cara Dupla Coletiva de Teatro
João Pessoa/PB
Sex. 29/09
Trinca, Mas não Quebra
ACATE- Assoc. Cajazeirense de Teatro
Cajazeiras/PB
Sáb. 30/09



ESPETÁCULOS INFANTIS:
ESPETÁCULO
GRUPO
Município/UF
Dia apresentação
Os Saltimbancos Atrapalhados
Grupo de Teatro Saltimbancos
João Pessoa/PB
Sáb. 23/09
Guerra de Cup&Cake
K’Os Coletivos
Fortaleza/CE
Dom. 24/09
Estórias
Engenho Imaginário
João Pessoa/PB
Seg. 25/09
Brincantes
Cia. Teatral Refinaria Cênica
Monteiro/PB
Ter. 26/09
Girandei
Cia. Oxente
João Pessoa/PB
Qua. 27/09
Clownssicos - uma nova velha história de Amor
Cara Dupla Coletiva de Teatro
João Pessoa/PB
Qui. 28/09
Teatro para Bebês
Cia. de Teatro Nos 2
João Pessoa/PB
SEx . 29/09
Fadinha, a Magia na Varinha
Cia Hiperativa
Maceió/AL
Sáb.30/09



ESPETÁCULOS ADULTOS:
ESPETÁCULO
GRUPO
Município/UF
Dia apresentação
Fadário da Loucura
Cênica Mequetrefe
Guarbira/PB
Sáb. 23/09
A viúva e o Lobisomem
Grupo Tenda
João Pessoa/PB
Sáb. 23/09
Senhora dos Restos
Dicuri Produções
Aracaju/ SE
Dom. 24/09
Mensagem Para o Amante do meu Marido
Fabíola Ataíde
João Pessoa/PB
Dom. 24/09
Album de Família
Nucleo de Artes Cênica da Estação Cabo Branco
João Pessoa/PB
Seg. 25/09
O Último Édipo
Grupo de Teatro Lavoura
João Pessoa/PB
Ter. 26/09
A Podridão que há em Mim
Grupo São Gens de Teatro
Recife/PE
Qua. 27/09
P’S
Trapia Cia Teatral Assoc. União do Sobrado
Caicó/RN
Qui. 28/09
Confissões
Grupo de Teatro da UFPB
João Pessoa/PB
Sex. 29/09
Meu Enterro
Cia Curinga
Campina Grande/PB
Sex. 29/09


Da Assessoria da ACATE.